Saturday, July 14, 2007

A salada com molho cor-de-rosa

"1.

Conheci a Magda na praia

na praia é uma metáfora obscena

que como as outras metáforas obscenas

pode ser usada quer como eufemismo

quer como insulto

conheço por experiência própria

os dois usos da expressão

na praia

2.

Eu gosto de me fazer passar

por uma rapariga ordinária

a Magda era mesmo ordinária

a princípio era isto o que mais

me atraía nela depois foi isto

o que sobretudo me desgostou nela

3.

As minhas relações com a Magda

de deliciosas passaram a promíscuas

aconteceu-me

o que me tinha acontecido

quando comi salada com molho cor-de-rosa

ao princípio

a salada era deliciosa por causa do molho

depois comecei a perceber

que era mil vezes melhor

estar a comer os vegetais

sem molho do que com molho

o molho impedia-me de comer os vegetais

com gosto

desgostava-me da vida

4.

Vivia com a Magda

num quarto de duas camas

quando eu chegava ao quarto

a Magda estava deitada na minha cama

numa posição de Maja desnuda

mas vestida

o que ainda era pior

outras vezes encontrava-a

sentada na minha cadeira

a folhear os meus livros

e a chupar os dedos

5.

A Magda era uma intrusa

depois de ter sido um ser envoûtant

quer como intrusa

quer como ser envoûtant

ela era para mim

uma fonte de perturbação

6.

Eu não era casta

não porque me entregasse

com a Magda

(que era aliás uma praticante profissional do safismo)

a um prazer que alguns dizem vicioso

(só lhe toquei uma vez

sem querer

e pedi-lhe automaticamente desculpa)

mas porque com a Magda

não tinha prazer nenhum

7.

(Acho que o prazer é casto

o que não é casto

é o simulacro do prazer

ou a renúncia ao prazer

tanto o simulacro

como a renúncia)

8.

Um dia voltei ao quarto

e a Magda tinha desaparecido

sem deixar marcas

custou-me não encontrar

o chiqueiro próprio da Magda

os meus cigarros fumados

o meu cinzeiro cheio de beatas

sujas de bâton

(que me faziam lembrar

dentes cuspidos após uma briga)

o Las Moradas

antes do Calculus I

na minha estante

quando eu me habituei

a pôr esses livros por ordem inversa

9.

O que me custou

foi tudo ter acabado

como tinha começado

como se nada se tivesse passado

durante

ora o que se passou durante

ainda hoje me incomoda

e portanto deve ter acontecido"

in Adília Lopes, Obra

No comments: